Anime 3D com motor de jogo? Pode isto?

Páginas (3): 1 2 3
25 respostas neste tópico
 #11


Já postei e esse vídeo aqui antes, e sei que não é feito com Engine de game, mas acho que é possível sim fazer um anime quase que puramente com um engine.

Provavelmente o que está faltando é alguém com vontade e talento para iniciar a idéia, ainda que mesmo assim não creio que o resultado seria tão bom quanto o de um anime feito de modo tradicional.

Sei que não da para comparar com anime, mas essa demo ficou realmente bem feita, da vontade de morar nela. (Poderia ser só um pouco menos branca.)
Responder
 #12
(02/11/2015, 10:03)inuivan Escreveu: Provavelmente o que está faltando é alguém com vontade e talento para iniciar a idéia, ainda que mesmo assim não creio que o resultado seria tão bom quanto o de um anime feito de modo tradicional.

Vontade e talento não financiam projeto. 3D no Japão é mais caro que 2D. Só ler http://anime-forum.info/showthread.php?tid=1216&page=7.
Responder
 #13
(02/11/2015, 10:05)rapier Escreveu: Vontade e talento não financiam projeto. 3D no Japão é mais caro que 2D. Só ler http://anime-forum.info/showthread.php?tid=1216&page=7.

É... o problema sempre é $$$

Quase fiquei com pena dos animadores japoneses, que devem ganhar menos que eu, pelo menos eles moram no Japão neh. Okay
Responder
 #14
Na verdade não é inovação fazer animação via engine, se chama machinima e é uma técnica com vantagens e desvantagens, de modo que, respondendo à pergunta:

É perfeitamente possível fazer um anime em uma engine, só seria bem besta.
Basicamente há preocupação desnecessária com polycount, drawcall e etc. Tu teria que otimizar a cena com técnicas de jogos, provavelmente explorando erros de backface culling pra fazer o cellshading e poupar processamento e etc. Basicamente, é exigir do pc à toa. Engines são usadas pra calcular coisas em tempo real, embora elas dão capacidade de gerar pré-render de qualidade, não são feitas pra isso. É tipo usar o photoshop pra trabalhar texto, ele dá conta? Dá. Ele é prático pra isso? Não. De modo que as CGs pré-render de qualidade dos jogos são feitas fora da engine, vide square enix.

Escolher trabalhar animação em engine seria trocar qualidade por praticidade.

Do artigo da wiki sobre machinima:
"In other 3-D animation methods, creators can control every frame and nuance of their characters but, in turn, must consider issues such as key frames and inbetweening. Machinima creators leave many rendering details to their host environments, but may thus inherit those environments' limitations."

-          “Em outros métodos de animação 3D, os criadores podem controlar cada frame e detalhe dos personagens, mas, em troca, precisam considerar problemas como keyframes e interpolação. Criadores de Machinima deixam os detalhes de renderização por conta do ambiente da cena, mas acabam por herdar as limitações desse ambiente.”

Resumo da prosa:
Animação pré-render em softwares de produção de vídeo tem mais qualidade e controle, mas gasta mais tempo e dinheiro, seria o ideal pra animes, e é usado pela indústria anímica exatamente por isso. Já a animação feita a partir de cálculos em tempo real costuma significar menos controle da qualidade, e no fim das contas tu terminaria jogando o vídeo em algum programa de edição já que há coisas que a engine não dá conta de calcular e que precisam ser resolvidas com técnicas de animação. Em suma, animar na engine, embora possível, seria perda de tempo como o vídeo acabaria num programa de edição, e o workflow seria algo assim:

Maya > Engine > AE
Quando poderia ser:
Maya > AE

Um vídeo interessante aí sobre uma tecnologia que poderia trazer alguma vantagem pra jogos em termos de deformação de malhas em tempo real e que poderia servir de muleta pra animar, embora isso seja ridiculamente fácil de fazer via keyframe em softwares como maya.

Responder
 #15
Não precisa ser necessariamente engines de jogo, há o que chamam de engine de machinima, como o iClone.
Responder
 #16
olhando esse tópico tão antigo... esses tempo atrás acho que tinha em algum tópico um anime feito com unity

mas não foi por isso que eu vim aqui. na verdade, fiquei na duvida se chegará o momento em que farão animes com motion capture e afins, usando a mesma lógica que usam pros tais youtuber virtual.

embora pareça ainda mais caro, já que um único ator deve ser infinitamente mais caro que um monte de animadores.
Responder
 #17
(28/06/2020, 22:21)Gabrinius Escreveu: olhando esse tópico tão antigo... esses tempo atrás acho que tinha em algum tópico um anime feito com unity

mas não foi por isso que eu vim aqui. na verdade, fiquei na duvida se chegará o momento em que farão animes com motion capture e afins, usando a mesma lógica que usam pros tais youtuber virtual.

embora pareça ainda mais caro, já que um único ator deve ser infinitamente mais caro que um monte de animadores.

Infini-T Force foi feito assim.

Aliás, dança em 3D comumente é motion capture, logo os animes de idol com dancinhas 3D estão cheios disso.
Responder
 #18
"assim" com engine ou com motion capture?

ah, já respondeu... mas ficou decente o resultado?
Responder
 #19
(28/06/2020, 22:22)Gabrinius Escreveu: "assim" com engine ou com motion capture?

Com captura de movimentos. Ultraman também foi assim.

(28/06/2020, 22:22)Gabrinius Escreveu: ah, já respondeu... mas ficou decente o resultado?

Não sei, é aquele tipo de obra que ninguém assiste.

Pro Ultraman foi

Responder
 #20
ah, então a coisa idealizada pelo tópico acabou ficando de lado e no lugar colocaram esse outro método.

bom, animes mais "parados" tem boas chances então de acabarem sendo feitos todos assim, poe um pessoal ali andando e conversando e já era, num precisa mais de animador pra um monte de cena. (ou precisará de menos deles)

eu nem sabia que tinha ultraman em versão anime com cara de netflix
Responder
Páginas (3): 1 2 3

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes