Discussão sobre processadores 2015-2023

Páginas (203): 1 ... 75 76 77 78 79 ... 203
 
2028 respostas neste tópico
 #761
Nem começou o ano já tem treta das grandes!!!


Citar:Vulnerabilidade no design de CPUs Intel exige patch com grande impacto na performance.

Foi descoberta uma grave falha de segurança em processadores Intel que afeta componentes fabricados nos últimos 10 anos, tanto x86 como x64. Devido à gravidade do problema, não estão sendo divulgados muitos detalhes antes dele ser consertado, mas o patch, que requer uma reescrita em nível de OS do kernel, pode impactar gravemente na performance das CPUs da empresa. O problema afeta Windows, Linux e versões 64-bit do macOS.

A falha em questão tem a ver com o kernel do sistema e os recursos implementados pela Intel para garantirem mais agilidade na execução de processos. Aparentemente, os processadores modernos da Intel mantinha o kernel em todos os endereços da memória virtual, mesmo depois de executar sua função, para não precisar despejar os dados do cache e recuperá-los na memória quando precisar depois, economizando tempo.

Essa medida, no entanto, oferece o potencial de ataque por códigos maliciosos, já que o kernel está na memória virtual e poderia ser acessado por métodos modernos de ataque. Para resolver o problema, a atualização vai colocar o kernel em seus próprios endereços separados dedicados, para que ele não possa ser acessado por nenhum processo sendo executado.

O problema é que isso vai aumentar o trabalho do processador na execução de seus processos, resultando numa diminuição da performance. Testes iniciais no Linux mostraram uma queda de até 18% na velocidade de algumas CPUs enquanto elas executavam tarefas intensas. Ou seja, esse problema vai ser sentido especialmente por computação de alta intensidade, como a nuvem de grandes empresas.

A Microsoft já avisou que sua plataforma Azure vai entrar em manutenção e voltar no dia 10 de janeiro. Apesar de não ter confirmado, especula-se que um dos motivos pra isso é justamente aplicar o patch. Enquanto isso, a Amazon enviou um e-mail avisando sobre um grande update de segurança que vai acontecer na sexta.

Para a computação mainstream, a comunidade do Linux já disponibilizou um patch, que pode ser encontrado neste link. A Microsoft também já tem um patch, que foi distribuído em novembro e dezembro passados para o pessoal do Insider Program e espera-se que ele chegue na próxima terça-feira para o resto dos usuário.

https://adrenaline.uol.com.br/2018/01/03...rformance/

Legal são os comentários ...

Spoiler:  
Eita... ta explicado porque o single core dos intel era melhor do que os ryzen! FUDEU INTEL KKK QUERO VER AGORA COM ESSA QUEDA DE 18%... Agora nao sei se espero ryzen 2 ou arrisco no forno do i7 8700k q vai ter queda de 18% no desempenho... e sendo assim.... todos os sites e reviewers vao ter de refazer os testes e comparacoes entre as cpus Intel vs Amd! Porra meu isso vai ser um escandalo e portanto um i7 8700k i5... contra os Ryzen vao ter desempenho inferior ate no single core!

Lembro da Intel em nota não comprem esse processador colado nós temos o melhor ecossistema Bra Bra bra

É nessa hora que quem comprou Intel amarga o arrependimento de não ter comprado um Ryzen , 30% de perda de desempenho em operações que exigem intensa chamada de sistema e operações de I/O.


Tem site falando de perca de 36%.

Ações da Intel em queda -2.5%, AMD +5.2%

https://www.phoronix.com/scan.php?page=a...6pti&num=2
https://www.phoronix.com/scan.php?page=n...ming-Tests

Acesso aos bancos de dados, HD coitados dos SSD com algumas tecnologias, tudo que precise usar recursos do SO para acessar os dados, tem perca.

Jogos continua 0x0 bem que este teste no linux ficou muito ...
 #762
O impacto real pro consumidor doméstico deve ser mínimo.
 #763
que doideira prefiro ficar vunerável e agora sim que vou comprar um AMD não vou de jeito nenhum montar um PC com intel.

curiosamente o tempo de acesso da intel sempre foi o forte dela quando se comparado ao AMD, o tempo de busca na verdade na memória cache, as L1, L2, L3, e ram sempre foi mais rápido na intel que no AMD isto causava um impacto maior quando se usava memórias mais lentas para comparações.

Agora só falta saber se tem algo assim na AMD kkk... de qualquer modo, gente tem até estudos mostrando a possibilidade de se reverter a ram mesmo após desligada, acessar os ponteiros, endereços de memória num tipo de histórico é grave sim, mas a solução não precisaria ser tão agressiva, a ram sofre da mesma coisa e nada foi feito até hoje.

quem já mexeu com C sabe que dá para mexer na memória de outro processo, quem já mexeu com assembly sabe que é fácil pular um if, o problema real é como seria aproveitada esta falha, não sei talvez tenha sido ela a causadora de muita coisa já, por isso tomaram uma medida drástica.

só quero entender como a intel soltou algo assim sabendo da perde de até 30% de desempenho, é um belo tiro no pé.
 #764
(03/01/2018, 16:11)Aria-shachou Escreveu: só quero entender como a intel soltou algo assim sabendo da perde de até 30% de desempenho, é um belo tiro no pé.

Pq ela era praticamente monopolizou o mercado por anos e tava cagando e andando pra isso.
 #765
(03/01/2018, 18:57)firms Escreveu: Pq ela era praticamente monopolizou o mercado por anos e tava cagando e andando pra isso.

Tenho dúvidas se maior concorrência faria esse "bug" ser notado e corrigido antes, isso é algo que existe desde a arquitetura P6 (Pentium Pro e II).
 #766
(03/01/2018, 19:00)PaninoManino Escreveu: Tenho dúvidas se maior concorrência faria esse "bug" ser notado e corrigido antes, isso é algo que existe desde a arquitetura P6 (Pentium Pro e II).

Se isso teoricamente "capa" o desempenho do processador e o concorrente fosse bem superior à eles e sem toda a má fama que a AMD carregou por anos, provavelmente para melhorar o desempenho isso estaria no checklist dos engenheiros.
Já acho um pleno absurdo eu escolher AMD ou Intel, era pra ter uns 10 fabricantes no mercado, provavelmente as duas matão possíveis tecnologias no ninho e a gente nem fica sabendo.
 #767
(03/01/2018, 19:04)firms Escreveu: Já acho um pleno absurdo eu escolher AMD ou Intel, era pra ter uns 10 fabricantes no mercado, provavelmente as duas matão possíveis tecnologias no ninho e a gente nem fica sabendo.

Nunca teria 10 fabricantes atualmente. Fazer CPU moderna é complicado demais.

Pera, eu entendi seu post só agora. Já existem 10 fabricantes de CPUs x86: Intel e AMD. É o suficiente.
 #768
Isso @rapier tem uma porrada, mas elas não se aventuram no mercado doméstico de pcs, fora que também tem todas as possíveis dificuldades com softwares, placas e etc. Não acho bom ter só duas, quando a AMD tava mal das pernas a Intel fazia o que queria, pra ter só duas a gente tem que ficar torcendo o tempo inteiro pela AMD pra ela colocar processadores superiores ao da Intel, mesmo em nivel de igualdade o povo sempre vai escolher Intel.
 #769
(03/01/2018, 19:17)firms Escreveu: Isso @rapier tem uma porrada, mas elas não se aventuram no mercado doméstico, fora que também tem todas as possíveis dificuldades com softwares, placas e etc. Não acho bom ter só duas, quando a AMD tava mal das pernas a Intel fazia o que queria, pra ter só duas a gente tem que ficar torcendo o tempo inteiro pela AMD pra ela colocar processadores que o da Intel, mesmo em nivel de igualdade o povo sempre vai escolher Intel.

Mas não tem só duas. A Via ainda existe. Vide https://en.wikipedia.org/wiki/VIA_Nano, basicamente um concorrente do... Atom.

O problema é que ter outra comparável à Intel (fora AMD) beira ao impossível.
 #770
(03/01/2018, 19:19)rapier Escreveu: O problema é que ter outra comparável à Intel (fora AMD) beira ao impossível.

Sim, sim isso é só meu sonho de consumidor  HAHA!
Páginas (203): 1 ... 75 76 77 78 79 ... 203
 

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes