(18/08/2021, 16:34)Lonely Escreveu: Por causa do quarto filme, pensei em rever, mas logo passou quando lembrei que vou ter que ver 26 episódios do Shinji chorando em um canto. Se você comparar esse último com o Amuro (da primeira parte do 79), que toma muito tapa na cara do Noa para ir a luta e chega a fugir da White Base com o Gundam para fugir da guerra, o Shinji é claramente uma ''evolução'' na depressão e na recusa de lutar de um MC de anime de robozão, algo que foi uma escolha muito inteligente e realmente diferente do que era feito antes. Mas rever isso é dureza.
Eu não tenho mais tanta birra com eva igual tinha antes. O anime tem seus méritos de direção e a fanbase que era chata agora tá sumida com tanto anime novo. O mangá eu ainda acho bem decente e pra mim resolveu todas as coisas que me incomodavam no original, iclusive fazendo sentido. Não vou investir muito na comparação com o Amuro pra evitar derail, mas pra mim são abordagens vastamente diferentes apesar de Gundam ter sido referência pra tudo. Um é sobre os problemas pessoais do Shinji e dificuldade de se conectar com os outros (tema central do anime, campo AT etc etc), o outro é um contraste civil/militar e a perda de inocência dos pilotos (todos, não só o amuro) confrontados com situações de guerra que não conseguem aceitar. O Shinji luta por aceitação, o Amuro lutava para defender as pessoas importantes pra ele.