Eu podia estar aqui fazendo o grind em paz em World of Warships, mas esses negacionistas da ciência são insistentes em sua cruzada politica contra o Bolsonaro, e resolvi voltar a postar sobre as infames máscaras.
Sem surpresa, a literatura acadêmica mostra certa ausência de benefícios para o uso generalizado de máscara como controle de origem.
https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/26/5/19-0994_article
- Há evidências limitadas de sua eficácia na prevenção da transmissão do vírus da gripe, seja quando usado pela pessoa infectada para controle da origem ou quando usado por pessoas não infectadas para reduzir a exposição. As máscaras podem até aumentar a transmissão. Não há razão para acreditar que os resultados para COVID-19 sejam diferentes dos resultados para gripe.
https://www.bmj.com/content/369/bmj.m1435/rr-43
- As evidências da eficácia das máscaras faciais na redução da transmissão viral são muito fracas. Poucos estudos examinam o uso de máscaras faciais em ambientes comunitários; e aqueles que o fazem não encontram nenhuma evidência de transmissão reduzida em comparação com nenhuma máscara facial. Embora faça a ressalva que a ausência de evidência não é evidência de ausência.
-
https://bmjopen.bmj.com/content/5/4/e006577.abstract
- Neste estudo descobrem que, para os profissionais de saúde, usar máscaras de pano é pior do que não usar nenhuma máscara. O uso de máscaras cirúrgicas foi benéfico no estudo.
https://www.nature.com/articles/s41591-020-0843-2
- O aspecto surpreendente do estudo é a aparente baixa eficácia das máscaras cirúrgicas no bloqueio de gotículas carregadas de vírus. Estão longe de impedir 90%, quem dirá sobre a panaceia defendida por alguns...
https://www.medrxiv.org/content/10.1101/...20071779v2
- O estudo é até favorável as máscaras, mas faz a ressalva que quando um indivíduo infectado tosse, espirra ou fala em uma máscara, as gotas que atingiriam o interior da máscara são relativamente grandes e têm impulso para sair dela.
-------------
As consequências da defesa inequívoca do uso generalizado das máscaras ajuda a corroer a confiança na ciência. Os que costumam debochar os outros de anti-ciência, são os que mais contribuem para seu desgaste por motivos levianos.