Kidou Senshi Gundam Thunderbolt

Páginas (11): 1 ... 7 8 9 10 11
108 respostas neste tópico
 #81
Hoje refletindo sobre uma cena de Orphans, lembrei de algo que eu acho muito foda em thunderbolt. A forma como tratam o Gundam. O filme usa uns recursos geniais e muito maduros pra tratar o Gundam como a arma que é e expor a situação da guerra e como símbolos podem ser usados para controlar a juventude. Falo não só da cena em somos colocados no ponto de vista de um piloto do zaku enquanto o gundam o mata ao final do ova 1, cena que reforça bastante a situação de impotência dele e o desespero diante da arma, mas de várias coisas no OVA como um momento sensacional pra mim que é quando os recrutas chegam e o anime explica o motivo de terem enviado um Gundam para aquele lugar remoto: A Federação estava usando o Gundam como símbolo para atrair as crianças que queriam se tornar heróis depois que o Amuro virou uma lenda da Guerra de Um Ano.

Acho bem bom essa abordagem cinza com "vilões" e o distanciamento dos motivos de cada lado. A única coisa que importa no campo de batalha ali é viver ou morrer. Acompanhamos o que a guerra faz aos dois protagonistas e não uma história sobre quem está certo ou errado. Gundam UC no geral não tem disso de bem e mal, mas Thunderbolt se supera nesse quesito. É um tipo de posicionamento questionador às origens da guerra que me faz lembrar muito Metal Gear 3. Sinto muita falta de mais histórias sérias de guerra assim. Não é sempre que acontece e é um gênero fácil de cair em clichê, mas quando os japas acertam nisso, acertam muito.
1 usuário curtiu este post: Lonely
Responder
 #82
(20/10/2016, 22:49)Opeth Escreveu: Hoje refletindo sobre uma cena de Orphans, lembrei de algo que eu acho muito foda em thunderbolt. A forma como tratam o Gundam. O filme usa uns recursos geniais e muito maduros pra tratar o Gundam como a arma que é e expor a situação da guerra e como símbolos podem ser usados para controlar a juventude. Falo não só da cena em somos colocados no ponto de vista de um piloto do zaku enquanto o gundam o mata ao final do ova 1, cena que reforça bastante a situação de impotência dele e o desespero diante da arma, mas de várias coisas no OVA como um momento sensacional pra mim que é quando os recrutas chegam e o anime explica o motivo de terem enviado um Gundam para aquele lugar remoto: A Federação estava usando o Gundam como símbolo para atrair as crianças que queriam se tornar heróis depois que o Amuro virou uma lenda da Guerra de Um Ano.

Acho bem bom essa abordagem cinza com "vilões" e o distanciamento dos motivos de cada lado. A única coisa que importa no campo de batalha ali é viver ou morrer. Acompanhamos o que a guerra faz aos dois protagonistas e não uma história sobre quem está certo ou errado. Gundam UC no geral não tem disso de bem e mal, mas Thunderbolt se supera nesse quesito. É um tipo de posicionamento questionador às origens da guerra que me faz lembrar muito Metal Gear 3. Sinto muita falta de mais histórias sérias de guerra assim. Não é sempre que acontece e é um gênero fácil de cair em clichê, mas quando os japas acertam nisso, acertam muito.

Tive a mesma percepção, até falei em cima das crianças (pseudo-newtypes) indo para a guerra em busca de heroismo. É um choque muito grande, mas quando se fala de guerra a idade é o de menos.
Responder
 #83
Foda esse Gundam aí.
Teve certas partes que me lembraram Cowboy Bebop, sei lá o motivo.
Responder
 #84
(21/10/2016, 09:35)Metroid Escreveu: Foda esse Gundam aí.
Teve certas partes que me lembraram Cowboy Bebop, sei lá o motivo.

Sunrise, animação 2D foda, personagens adultos e música sofisticada gringa (lê-se jazz) pra passar personalidade ou determinar o ritmo das cenas.
1 usuário curtiu este post: M3troid
Responder
 #85
Esse Gundam aí é tão foda que revi agora. Ah, se isso fosse TV...

Por sinal, deixou brecha pro Gundam 79/Origin. Só esperar o ultimo OVA sair pra ver tudo de uma vez.
Responder
 #86
Bem que o @Oiacz podia ver esse anime que já citei tanto em http://anime-forum.info/showthread.php?tid=1986. HAHA!
Responder
 #87
Eu tava evitando esse anime por fazer parte do infinito UC, mas ok, vou baixar e ver, são só 4 episódios mesmo HAHA!
Responder
 #88
(04/11/2016, 21:37)Oiacz Escreveu: Eu tava evitando esse anime por fazer parte do infinito UC, mas ok, vou baixar e ver, são só 4 episódios mesmo HAHA!

Cara, esse e https://anime-forum.info/showthread.php?tid=818 fazem parte do UC, são fodas e é possível compreendê-los sozinhos, mesmo não sendo por completo. O http://anime-forum.info/showthread.php?tid=1016 também. Se tu for achar que precisa ver tudo do UC pra entender tudo, tu vai perder esses 3 bons animes aí.
Responder
 #89
(04/11/2016, 21:39)rapier Escreveu: Se tu for achar que precisa ver tudo do UC pra entender tudo, tu vai perder esses 3 bons animes aí.

Não é nem achar que eu preciso assistir tudo para entender, é um TOC imbecil que eu tenho mesmo...
Síndrome de completismo, acho que seria o nome correto a dar a essa mania chata

Mas já to baixando, os 3 Icon_lol
Responder
 #90
(04/11/2016, 21:41)Oiacz Escreveu: Não é nem achar que eu preciso assistir tudo para entender, é um TOC imbecil que eu tenho mesmo...
Síndrome de completismo, acho que seria o nome correto a dar a essa mania chata

Lembrando que é melhor ver a versão filme, December Sky.
Responder
Páginas (11): 1 ... 7 8 9 10 11

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes