Discussão sobre HDs

Páginas (95): 1 ... 64 65 66 67 68 ... 95
947 respostas neste tópico
 #651
Pessoal, queria o auxílio de vocês em algo que nunca fiz, será a primeira vez, no caso clonar meu SO para o hd novo, pois os curreios já estão vindo entregar.

Estou usando o windows 10, no momento, ele tá redondinho, sem bugs, funcionando 100%.

Não estou com saco pra reinstalar tudo outra vez, e pior ainda reconfigurar o sistema, pois alterei tanta coisa que nem lembro mais, seria um porre ter que fazer isso.

Algumas pessoas me indicaram fazer a clonagem/espelhamento do so pro hd novo, mas como se faz isso?

Não faço a mínima ideia de como proceder Icon_e_confused
Responder
 #652
Eu fiz isso uma vez, se não me engano com um tal partition magic.

Só não lembro como resolvia a questão do MBR, se é que isso ainda é necessário nos dias de hoje.
Responder
 #653
(28/02/2018, 11:51)Gabrinius Escreveu: Eu fiz isso uma vez, se não me engano com um tal partition magic.

Só não lembro como resolvia a questão do MBR, se é que isso ainda é necessário nos dias de hoje.

Esse é outro ponto que tenho dúvida, o win10 está em uefi e ainda tem a parte do gpt.

Creio que pelo menos o hd novo precisa estar formatado em gpt, certo?
Responder
 #654
Vixe Velho, aí oce me lasca. Só lembro que eu tinha um hd com uma partição e o programa copiou a partição com windows pro hd novo e o espaço que sobrou ele fez outra.

Mas isso foi uns 5 anos atrás e era windows 7, nem sei se nos novos tem algum recurso mais fácil.
Responder
 #655
(28/02/2018, 11:49)StrikerFX Escreveu: Não faço a mínima ideia de como procede

eu não to com tempo agora para fazer tuto, se tu esperar talvez eu tente fazer, mas saiba que pelo windows não vai dar então tu vai precisar usar o live OS chamado gparted, para criar um pendrive bootável use o rufus.

iso do gparted: https://sourceforge.net/projects/gparted.../0.30.0-1/
rufus para o pendrive: https://rufus.akeo.ie/?locale

como dar boot pelo pendrive vc já deve saber, procure algum tuto de clonar discos pelo youtube com gparted
Responder
 #656
Posso esperar sem problemas, aguardo vc criar o tutorial.

Não quero arriscar e foder a instalação do windows.
Responder
 #657
@StrikerFX:

aproveitei os prints de outro tutorial em inglês, vai servir, o tutorial só fala das partes se seu HD novo for do mesmo tamanho ou maior que o original, caso contrário tu vai precisar redimensionar o antigo daí é um passo que não fiz aqui.

Spoiler: Tutorial  
[Imagem: vGA5IUa.png]

acha seu disco onde tem seu Windows, provavelmente ele vai ter várias partições, guarda bem o nome que o linux vai dar para ele para não se confundir, já que vamos ter dois iguais isso provavelmente vai te confundir. O nome nesta screenshot é dev/sda (ali no canto onde seleciona o disco)

depois acha seu disco onde vai ser copiado, ele provavelmente vai ter um símbolo dizendo que não tem estrutura, vc vai fazer como na foto se vc tiver o triangulo amarelo, senão se só for cinza dizendo não alocado, já ta pronto.

[Imagem: tlsUYIU.jpg]

Agora vem a mágica:

o HD que vai receber a cópia, o novo deve estar assim:

[Imagem: LUvWNFj.jpg]

se tiver tudo certo, é bem copiar e colar, vc vai na partição original clica com o lado direito e copia e depois volta no disco de destino e cola,

[Imagem: mLZ6H8l.png]
[Imagem: ZBr6vgG.png]

se quiser usar o ctrl+c e ctrl+v, Coolface

mas calma, nada foi efetivado, se tu tiver feito algo de errado, simplesmente feche o programa e abra de novo, vc vai fazer esse copia e cola para todos os pedacinhos do seu windows original.

A esqueci de falar não se preocupa se seu HD de destino for maior que o original, vamos depois que tu aplicar tudo aumentar a partição onde vai seus arquivos.

vc tem que ver ae no seu HD qual é a partição dos arquivos, deve ser a maior, vai nela seleciona e clica em redimensionar, só arrastar pelas setas até ocupar toda a parte cinza.

e agora vamos clicar em "apply" esteja preparado para esperar muito tempo pq ele além de criar as partições vai copiar o conteúdo, depois disso não tem volta.

bom agora eu imagino que vc vá pegar seu HD antigo e jogar fora, mas se caso quiser limpar ele é bem fácil, só selecionar todas as partições e deletar, mas aconselho desplugar do PC pois se tu tiver erro tem lá um backup para tentar de novo.

OU SEJA, Só deleta os originais quando tu tiver certeza depois de um tempo de uso que está tudo bem, não vai deletar e ficar bravo comigo se tu perder tudo

E SUPER CUIDADO PARA NÃO SE CONFUNDIR COM OS NOMES DOS DISCOS e terminar copiado e deletando coisa no lugar errado.

a parte de criar pendrive bootável passou mas é simples de mais, não mexe em nada no rufus só clica na imagem de iso seleciona a ISO do gpaterd da sim para tudo e já era.

Quando iniciar ele vai pedir para vc selecionar umas coisas como o tipo de seu teclado e no fim entra no modo com gráficos, deve ser o código 01 ou 0, não dá para eu tirar print destas partes, mas se tu tiver dúvida eu tiro uma foto pelo celular por aqui.
Responder
 #658
(28/02/2018, 14:53)Aria-shachou Escreveu: @StrikerFX:

aproveitei os prints de outro tutorial em inglês, vai servir, o tutorial só fala das partes se seu HD novo for do mesmo tamanho ou maior que o original, caso contrário tu vai precisar redimensionar o antigo daí é um passo que não fiz aqui.

Spoiler: Tutorial  
Spoiler: Imagem  
[Imagem: vGA5IUa.png]

acha seu disco onde tem seu Windows, provavelmente ele vai ter várias partições, guarda bem o nome que o linux vai dar para ele para não se confundir, já que vamos ter dois iguais isso provavelmente vai te confundir. O nome nesta screenshot é dev/sda (ali no canto onde seleciona o disco)

depois acha seu disco onde vai ser copiado, ele provavelmente vai ter um símbolo dizendo que não tem estrutura, vc vai fazer como na foto se vc tiver o triangulo amarelo, senão se só for cinza dizendo não alocado, já ta pronto.

Spoiler: Imagem  
[Imagem: tlsUYIU.jpg]

Agora vem a mágica:

o HD que vai receber a cópia, o novo deve estar assim:

Spoiler: Imagem  
[Imagem: LUvWNFj.jpg]

se tiver tudo certo, é bem copiar e colar, vc vai na partição original clica com o lado direito e copia e depois volta no disco de destino e cola,

Spoiler: Imagem  
[Imagem: mLZ6H8l.png]
Spoiler: Imagem  
[Imagem: ZBr6vgG.png]

se quiser usar o ctrl+c e ctrl+v, Coolface

mas calma, nada foi efetivado, se tu tiver feito algo de errado, simplesmente feche o programa e abra de novo, vc vai fazer esse copia e cola para todos os pedacinhos do seu windows original.

A esqueci de falar não se preocupa se seu HD de destino for maior que o original, vamos depois que tu aplicar tudo aumentar a partição onde vai seus arquivos.

vc tem que ver ae no seu HD qual é a partição dos arquivos, deve ser a maior, vai nela seleciona e clica em redimensionar, só arrastar pelas setas até ocupar toda a parte cinza.

e agora vamos clicar em "apply" esteja preparado para esperar muito tempo pq ele além de criar as partições vai copiar o conteúdo, depois disso não tem volta.

bom agora eu imagino que vc vá pegar seu HD antigo e jogar fora, mas se caso quiser limpar ele é bem fácil, só selecionar todas as partições e deletar, mas aconselho desplugar do PC pois se tu tiver erro tem lá um backup para tentar de novo.

OU SEJA, Só deleta os originais quando tu tiver certeza depois de um tempo de uso que está tudo bem, não vai deletar e ficar bravo comigo se tu perder tudo

E SUPER CUIDADO PARA NÃO SE CONFUNDIR COM OS NOMES DOS DISCOS e terminar copiado e deletando coisa no lugar errado.

a parte de criar pendrive bootável passou mas é simples de mais, não mexe em nada no rufus só clica na imagem de iso seleciona a ISO do gpaterd da sim para tudo e já era.

Quando iniciar ele vai pedir para vc selecionar umas coisas como o tipo de seu teclado e no fim entra no modo com gráficos, deve ser o código 01 ou 0, não dá para eu tirar print destas partes, mas se tu tiver dúvida eu tiro uma foto pelo celular por aqui.

Obrigado @Aria-shachou pelo tuto, agora sim fico mais tranquilo pra fazer a clonagem, tomarei os cuidados que vc indicou.

Sobre essa parte final do rufus, estou fazendo como vc disse, pendrive instalado, abri o rufus, selecionei a iso do gparted e cliquei em iniciar.

Apareceu 2 opções pra escolha: gravar em modo imagem(iso) ou gravar em modo imagem dd, qual é a correta?
Responder
 #659
gravar em modo imagem o recomendado dele.
1 usuário curtiu este post: StrikerFX
Responder
 #660
(28/02/2018, 15:12)Aria-shachou Escreveu: gravar em modo imagem o recomendado dele.

Ok, farei o procedimento agora.

Falta só a porra dos curreios entregarem, desde 9 da manhã tá como saiu pra entrega e até o momento nada Icon_evil

Ah, um detalhe que esqueci de falar pra vc, comprei o mesmo hd que o atual, um wd10ezex de 1tb
Responder
Páginas (95): 1 ... 64 65 66 67 68 ... 95

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes