Qualidade de animação

Tópico em 'Discussões gerais' criado por Hitsugaya em 10/05/2015, 07:07.
Páginas (24): 1 ... 9 10 11 12 13 ... 24
230 respostas neste tópico
 #101
Se for medir qualidade por sakuga, então entra até os cartuns disfarçados de anime.

Não que eu discorde, porque gosto de alguns  Icon_rolleyes
Responder
 #102
Como você disse quadros não importam tanto, não sei se tantos movimentos corporais como da cena que mostrei são tão dificeis assim, porém a cena não respeita o resto do que vc disse:
 
  1. Bom nível de detalhamento dos personagens
  2. Bons efeitos de luz/sombra/pintura
  3. Manter consistência no traço (até mantém, mas ele é fraco desde o inicio, mas não tem distorção como no do Pain)
  4. Coerência entre o personagem e o cenário, o ambiente onde ele se encontra: por exemplo, nada de speedlines.
Ah e pelo amor de deus, não estou defendendo animação de Naruto, ela foi fraca no anime todo, só usei uma cena do mesmo anime para mostrar o quanto a animação muda tanto dentro do mesmo anime.
Responder
 #103
(12/09/2017, 21:30)firms Escreveu: Ah e pelo amor de deus, não estou defendendo animação de Naruto, ela foi fraca no anime todo, só usei uma cena do mesmo anime para mostrar o quanto a animação muda tanto dentro do mesmo anime.

Não tem como defender, de qualquer modo. HAHA! Naruto Z não tem bom nível de detalhamento dos personagens. O traço dos personagens foi simplificado ao extremo considerando o primeiro Naruto.
Responder
 #104
(12/09/2017, 21:31)rapier Escreveu: Não tem como defender, de qualquer modo. HAHA! Naruto Z não tem bom nível de detalhamento dos personagens. O traço dos personagens foi simplificado ao extremo considerando o primeiro Naruto.
E por favor cara, se você conhecer algo que tenha porrada corpo a corpo com todas as propriedades que vc mostrou, me apresente pelo amor de deus
Responder
 #105
(12/09/2017, 21:34)firms Escreveu: E por favor cara, se você conhecer algo que tenha porrada corpo a corpo com todas as propriedades que vc mostrou, me apresente pelo amor de deus

Nada tem os 5 elementos todo tempo quando o assunto é porradaria física. https://anime-forum.info/showthread.php?tid=2626 tem apenas numa luta (mas que dura uns 10 minutos), https://anime-forum.info/showthread.php?tid=1196 não mantém o traço nas lutas (mas tem excelente coreografia)...
Responder
 #106
(12/09/2017, 21:30)firms Escreveu: Como você disse quadros não importam tanto, não sei se tantos movimentos corporais como da cena que mostrei são tão dificeis assim, porém a cena não respeita o resto do que vc disse:
 
  1. Bom nível de detalhamento dos personagens
  2. Bons efeitos de luz/sombra/pintura
  3. Manter consistência no traço (até mantém, mas ele é fraco desde o inicio, mas não tem distorção como no do Pain)
  4. Coerência entre o personagem e o cenário, o ambiente onde ele se encontra: por exemplo, nada de speedlines.
Ah e pelo amor de deus, não estou defendendo animação de Naruto, ela foi fraca no anime todo, só usei uma cena do mesmo anime para mostrar o quanto a animação muda tanto dentro do mesmo anime.

É difícil fazer muitos movimentos corporais ainda mais com a câmera girando mostrando vários ângulos de visão e continuar com os movimentos.
A luta final do Sasuke e do Naruto foi muito bem feita, até demorou um tempo para ir no ar, embora não mantenha os traços consistente a todo momento, teve bastante movimento e a coreografia foi bacana.
https://sakugabooru.com/post/show/25793
Responder
 #107
Então até konosuba deve ter sakugas.

(12/09/2017, 21:58)Ray Escreveu: É difícil fazer muitos movimentos corporais ainda mais com a câmera girando mostrando vários ângulos de visão e continuar com os movimentos.

uai, se vai servir de critério, tem que ser algo difícil mesmo, é um produto, quem tá produzindo que se vire pra deixar bom.
Responder
 #108
A discussão do tópico vai depender do que é entendido como qualidade de animação. Há trocentos aspectos para se avaliar qualidade e se ater só a quadros por segundo ou momentos sakuga cai numa questão puramente técnica que pra mim não significa qualidade, aliás significa muito pouco pois é altamente superficial e só denota as coisas que são "fáceis de perceber" sem dizer muito de porque funcionam onde funcionam. Qualidade, que pra mim é competência no uso e domínio da forma audiovisual para traduzir uma ideia ou intenção, vai além de quantos frames por segundo sua animação tem ou momentos sakuga, afinal, se isso bastasse, toda animação de sucesso ia ser vítima do tecnicismo e potencialmente muito similar.

Em cinema e animação a forma segue a função e portanto não é surpreendente que a tentativa de usar 3D para manter as coisas sempre movimentadas nos Berserk novos tenha ficado tão inferior em termos de impacto emocional às freeze frames do anime velho, não eram cenas que precisavam de movimento pra funcionar, só de composição. As obras de maior qualidade real pra mim nesse domínio da forma são as que usam todos os aspectos (composição, montagem, taxa de quadros, iluminação, cor, nível de detalhe da arte) consistentemente conforme a intenção do autor e sem ficar vítima de uma limitação técnica, ao contrário, improvisando com ela, como na precariedade de animação de Evangelion que de forma nenhuma considero um anime mal dirigido apesar de suas limitações.

Seja pra qual lado a discussão for, o que pra mim tem de melhor em qualidade de animação continuam sendo os filmes de diretores clássicos que olhavam para fora dos aspectos óbvios da animação em busca de referência "a cópia da cópia sempre se degrada" - Rabiger. E em poucos lugares encontro esse nível de atenção e cuidado em um nível como o dos trabalhos do Otomo, Miyazaki, Okiura, Oshii, Watanabe, Yoshinori Kanada. Acho que foi o Miyazaki que disse uns anos atrás que os animadores precisavam parar de ver anime e olhar para a vida real. Concordo plenamente.

Nem falo por gostar dos filmes dos caras, até porque em alguns casos nem gosto, mas honestamente em termos de animação eu não acho que nenhuma obra atual chegue perto de superar os clássicos desses diretores puramente porque o nível de investimento no trabalho que estava sendo feito e dedicação não é algo a que os animadores de hoje estejam acostumados, como esclareceu o Oshii ao falar de porque parou de fazer filmes de anime: ele não conhecia animadores que aguentavam o ritmo de trabalho que ele estava acostumado a exigir para se chegar a um nível alto de qualidade. O anime mais bem animado que consigo pensar recente é Thunderbolt (a Sunrise conta com animadores muito bons). Claro que aqui também estou falando de um ponto de vista técnico (formal), e obviamente há coisas sensacionais no digital (Kyoani), mas pessoalmente não me recordo de nenhum título recente que supere esses filmes clássicos no quesito técnico e o Disney japa merece o posto que ocupa no cinema internacional.

De cabeça aqui meu título preferido em termos de direção é Perfect Blue mesmo, mas nesse caso é puramente no que diz respeito ao meu gosto em termos de composição e montagem já que ele é tão bom em animação quanto os dos outros diretores clássicos que citei. De cenas impressionantes, acho que o conflito entre a polícia e os manifestantes no início de Jin-Roh e os combates em moto de Akira levam o prêmio pra mim.
1 usuário curtiu este post: Lucius Auri
Responder
 #109
(13/09/2017, 00:29)Opeth Escreveu: Qualidade, que pra mim é competência no uso e domínio da forma audiovisual para traduzir uma ideia ou intenção

Na minha opinião, isso é o correto mesmo. Mesmo não entendendo dos detalhes técnicos de uma produção audiovisual, dá para se ter uma ideia se uma obra é bem ou mal executada pelo "feedback emocional/espírito da obra" que as técnicas empregadas dão. A técnica em si mesma ela pode até ser boa, mas ela pode ser ruim ou mal empregada se considerar a sua finalidade. Um exemplo simplista: uma técnica excepcional de música que puxe para a melancolia e tristeza seria melhor empregada para colocar como som padrão de fundo e dar "feedback emocional" em obras de drama, do que de ação (pois essa técnica exprime melhor as emoções e o "espírito universal" da obra). Diria que a congruência, que é a relação entre técnica + sua finalidade (o "plot/espírito da obra", a adequação da técnica em expressar o "feeling" de cada momento) seria a regra padrão para se fazer boas obras.
Responder
 #110
(13/09/2017, 00:29)Opeth Escreveu: Qualidade, que pra mim é competência no uso e domínio da forma audiovisual para traduzir uma ideia ou intenção, vai além de quantos frames por segundo sua animação tem ou momentos sakuga, afinal, se isso bastasse, toda animação de sucesso ia ser vítima do tecnicismo e potencialmente muito similar.

Isso tem mais a ver com qualidade do anime do que de animação. Som não faz parte de animação.

"Qualidade de animação" aqui nesse tópico é sakuga, o que não significa qualidade do anime. Substitua "animação" por "CG" que você entenderá melhor o assunto do tópico. Diretor de um anime em CG não tem relação direta com qualidade da CG. Se o tópico estivesse usando essa sua definição, não existiria: eu não abriria tópico pra algo tão vago e amplo. HAHA!
Responder
Páginas (24): 1 ... 9 10 11 12 13 ... 24

Usuários visualizando este tópico: 3 Visitantes